02 novembro 2006

Como eu ia dizendo...

...fui lá conferir o que os escritores russos tinham a dizer no Kosmopolis 06. O Kosmopolis é um festival internacional de literatura. O que é um festival? O que é literatura? O que acontece quando você junta as duas coisas?

Eu, aqui, fico com a segunda pergunta.

O Kosmopolis estava organizado em eixos temáticos, um deles sobre literatura russa contemporânea – da qual eu pouco ou nada entendo –, outro sobre literatura e hipermídia, outro sobre literatura oral, entre otras cositas más.

Interessada na questão dos weblogs, sobre os quaisl eu até agora mais teorizei que pratiquei, fui ver o que acontecia no evento de literatura e hipermídia do sábado, dia 21. Qual não foi minha surpresa ao ver que o tema era “Narratividade e videogames”?

Vendo o programa, também descobri uma sessão de “música para bloggers”, competições de slam, projeções de videoliteratura e até trabalhos multimídia do Arnaldo Antunes.

Afinal, o que é Literatura? O que acontece quando a palavra encontra novos suportes?

Fiquei com muitas dúvidas.

Em busca de pistas, fui conferir o que a introdução do programa dizia e lá encontrei uma nova santíssima trindade pro verbo: o mundo da palavra agora é impresso, oral, eletrônico.

Mas as vanguardas ainda me desconcertam.